Morte, Luto e resiliência

      No encontro do dia 27/05/2019 iniciamos a aula falando um pouco sobre como iria ser desenvolvida as formas de ensino-aprendizagem ao longo do componente, um pouco sobre o que iriamos abordar como assunto e o meio avaliativo que seria um trabalho final que se constitui em um projeto de pesquisa que se subdivide em 2 momentos: o primeiro onde iriamos apresenta-lo no meio da sua produção o que aviéssemos a conseguir até o determinado momento e o segundo que seria justamente a entrega do trabalho escrito.

      Uma coisa muito interessante trazida pelo docente foi justamente a questão da prática de yoga (meditação) que traz beneficio em vários hábitos de vida, desde uma simples postura até mesmo a redução do nível de estresse. Além disso, já podemos ter pistas cientificas concretas da sua eficácia até mesmo em diminuição de dores em geral. Um grande exemplo disso é trazido pelo autor de vários livros de yoga, o médico Timothy McCall que tentou reunir comprovações científicas do mundo todo e testou nele mesmo os efeitos da prática do yoga para o corpo e para a mente.

       Uma boa forma de contextualizar tudo isso é justamente assistindo a um documentário chamado Yoga – Arquitetura da paz disponível na plataforma digital Netflix, onde ela é baseada no livro homônimo do fotógrafo Michael O’Neill que mostra toda a jornada dele pelo universo da yoga num período de 10 anos, o que o fez mudar inclusive sua perspectiva em relação a morte e a vida.

Trailer do documentário

Link para assistir no Netflix: 



       “No momento em que temos medo de frequentar nossos momentos de luto, de ruptura, de crise, na medida em que trabalhamos no interior de nós mesmos essa questão de perda, talvez venhamos a nos tornar mais sensatos e mais confiantes na impermanência da vida. Aprendemos a entrar no silencio e na calma interiores, nesse lugar profundo em que podemos deixar passar os medos, as emoções, nesse espaço de paz que existe também no outro, embora obscurecido nesse instante.” - Marie de Hennezel.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capoeira da Angola é arte ?

Performance x Arte de rua - Qual é o limite?