Morte x Vida

       

      
      A morte é uma parte natural do ciclo de vida, e todo ser humano enfrenta, em um momento da vida, a dor da perda. A ideia que se tem sobre a essência e significado da morte varia dependendo do setor social que o analisa, seja ele psicológico, cultural, religioso, filosófico, mitológico, científico ou outro. A percepção do que é a morte, o que ela representa e o que ela acata é mutável e incerta ao todo, e é, portanto, um assunto muito livre e aberto a discussões e interpretações.
      Muitas religiões trazem consigo a sua própria definição de morte, além de procedimentos e rituais que devem ser respeitados, antes e depois da passagem. A maioria das religiões traz a percepção de que a morte é um processo natural e que a alma sofrerá os efeitos da vida que levou na terra, e por isso trazem um conjunto de atitudes e requisitos que devem ser respeitados durante a vida para que a alma seja recompensada posteriormente.
      Um assunto que diferencia bastante a aproximação das religiões com a morte é a reencarnação. O Hinduísmo é uma das grandes religiões que acredita no retorno da alma para um corpo físico, com a finalidade de evolução e libertação. Essa noção pode levar a diferenças no modo de ver o fim da vida, sendo para uns o final definitivo e para outros, parte de um ciclo natural.
     Além disso, muitas culturas e religiões, tratam o tema da morte de uma maneira muito natural, o que infelizmente não se reflete na sociedade brasileira, sendo um assunto ainda tratado como tabu e por isso, frequentemente ignorado. Essa realidade gera uma sociedade leiga em relação a um assunto tão profundo e pobre quando se trata de rituais e procedimentos que representem a valorização, aceitação e respeito pelo corpo, pela vida e pelo momento de traspasse.

                                                                                                                                - Gabriel Silva Sena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capoeira da Angola é arte ?

Morte, Luto e resiliência

Performance x Arte de rua - Qual é o limite?